Configurando Cache Forefront TMG 2010

Olá Pessoal,

No post anterior mostrei como instalar e efetuar as configurações iniciais do Forefront TMG 2010, prosseguindo com a configuração do nosso servidor vamos habilitar o cache.

O TMG usa o cache de objetos solicitados frequentemente para aprimorar a velocidade do acesso à Web e o desempenho da rede. Por padrão, após a instalação, nenhum espaço é definido para o cache. Você pode habilitar o cache ao executar o assistente para Acesso à Web ou pode habilitá-lo usando as instruções neste post.

Alguns pontos que devemos levar em consideração para habilitarmos o cache.

  1. Mais RAM fornece desempenho mais rápido para atender ao conteúdo em cache. Em implantações grandes, é recomendado que um disco rígido de alto desempenho seja usado. Além do espaço em disco o TMG reserva 10% da memoria RAM para armazenar objetos e “entrega-los” de forma mais rápida.
  2. Você deve usar uma partição formatada do sistema de arquivos NTFS para o cache, e a unidade do cache deve ser local. Quando você configura uma unidade de cache, um arquivo de conteúdo de cache, Dir1.cdat, é criado no local: unidade:\urlcache. Nesse post vamos usar a unidade D:\.
  3. O tamanho máximo de um arquivo de cache em uma única unidade é de 64 GB. Você pode ter mais arquivos de cache porem terá que armazena-lo em outra unidade, como por exemplo a unidade E:\ e assim por diante.
  4. É recomendável colocar o arquivo em um disco físico, sem ser o disco do sistema operacional e onde o Forefront TMG está instalado. Isso reduz a contenção no sistema e no disco de inicialização.

Configurando o cache.

Na árvore do console de Gerenciamento do Forefront TMG, selecione Diretiva de Acesso à Web, e em Tarefas Relacionadas, clique em Configurar Cache da Web.

Na guia Unidades de Cache, selecione a entrada do servidor e clique em Configurar.

Selecione a unidade necessária, no nosso caso a unidade D:\ e, em Tamanho máximo do cache, especifique o tamanho máximo em megabytes que vamos configurar com 1024 MB = 1GB. Clique em Definir para salvar a configuração.

O cache é configurado com sucesso, clique em OK para finalizar a configuração e em Fechar para encerrar o assistente.

Clique em Aplicar.

Na tela de Aviso do Forefront TMG selecione Salvar as alterações e reiniciar os serviços e clique em OK.

Para confirmar as alterações clique em OK.

O Serviço Firewall do Microsoft Forefront TMG será reiniciado.

O arquivo de cache Dir1.cdat é criado com sucesso.

Finalizamos a configuração do cache do Forefront TMG 2010, no próximo post vamos criar nossa primeira Regra de Firewall.

Té +!

CD de Treinamento do Forefront TMG 2010

Compre já

3 comentários em “Configurando Cache Forefront TMG 2010

  1. Obrigado! No ISA Server 2006, precisava dar botão direito no nome do servidor > Configuration > Cache. Não estava me encontrando no Forefront. Bem, precisamos nos adaptar ao novo, não é verdade?
    Obrigado pelo tutorial, apesar de ser uma tarefa bem simples, se não sabemos onde a opção está, não tem jeito mesmo! he. Um abraço!

Deixe um comentário